Belfast, Giant Causeway e Game of Thrones tour

11 nov

Belfast foi uma surpresa muito agradável. A Irlanda do Norte não estava na listinha de lugares a serem visitados num futuro próximo. Não sei exatamente o porquê, mas sempre pensei em visitar Dublin, na Irlanda, e Belfast sempre passou batido nas minhas buscas por viagens. Até que, por conta de uma questão burocrática de visto em curso, só podíamos viajar pelo Reino Unido. E pesquisando na internet sobre lugares para visitar por aqui, ‘descobrimos’ Belfast.

IMG_1001

Na verdade, o que mais me impressionou e me animou a visitar Belfast foi a história viva por trás dessa cidade. Na escola lembro de ter estudado a Independência da Irlanda do Reiro Unido e a constituição da república, a briga entre católicos e protestantes, o IRA e seus ataques terroristas em Londres. Mas, na ocasião, achava tudo muito confuso e acho que sempre coloquei no mesmo saco Irlanda e Irlanda do Norte, apesar de saber que eram países diferentes.

IMG_1008

Pois bem, resumindo pra caramba, a Irlanda República, que tem Dublin como capital, depois de uma guerra com os britânicos, conseguiu a independência e se tornou um país autônomo. Porém, a Irlanda do Norte não conseguiu se emancipar e o país ficou dividido internamente entre os católicos – que queriam a república e independência – e os protestantes – que queriam permanecer no Reino Unido. O IRA, grupo paramilitar católico, continuou a luta pela independência e reintegração da Irlanda do Norte à Irlanda. Somente em 1994 o IRA anunciou o cessar fogo e desde então a Irlanda do Norte tenta construir um país onde católicos e protestantes possam conviver harmônicamente e em paz.

InstagramCapture_78678cf2-5757-4586-a4f4-6246da49ade1

Porém, esses 20 anos de “paz” interna ainda não foram suficientes para católicos e protestantes se entenderem. Há nada menos que 99 “linhas de paz”, ou muros da vergonha, que separam bairros católicos de protestantes. A previsão é que somente em 2023 esses muros sejam derrubados. O governo acredita que os habitantes de Belfast ainda não estão preparados para conviverem sem os muros e que até 2023 vão conseguir trabalhar essas comunidades para viverem juntas. As escolas também são divididas entre protestantes e católicos e, apesar do esforço de construir uma unidade, Belfast é ainda muito polarizada.

Agora vamos ao turismo:

Titanic Experience: o Titanic foi construído em Belfast e há um museu incrível sobre o famoso navio. O Titanic, até a ocasião, tinha sido o maior navio de passageiros já construído. O marketing do navio, na época, era que era inafundável. Porém, 2 horas e pouca após deixar a Inglaterra rumo a NY, nafraugou, matando mais de 1500 pessoas.

IMG_0975

Os Murais: os murais de Belfast são imperdíveis e ilustram a história do conflito entre católicos e protestantes através de pinturas enormes em muros da cidade. Os murais católicos se concentram mais na Falls Road e os protestantes, na Skankill Road. Exploramos mais o lado católico. Na Falls Road, há uma lojinha do partido Sinn Fen, partido político do IRA. Lá, pegamos um mapa muito útil no qual marcava os murais da cidade. Acabamos rodando independentemente, não sentimos em nenhum momento qualquer perigo, afinal, atualmente Belfast está bem segura. Porém, uma colega fez um tour  num daqueles taxis pretos tipo o de Londres que amou. Acho que pode ser bem legal para pegar informações extras que acabamos perdendo por não ser um local. Fiquei com vontade de saber mais sobre tudo aquilo que estava vendo. A companhia foi Belfast Black Cab Tour.

IMG_0981

Muros: como já mencionado, há 99 muros pela cidade dividindo os bairros, uns pequenos e outros chegando a ter 5 km de extensão; alguns tem portões que ficam abertos durante o dia e são fechados à noite. Vale a pena ver algum, só para ter uma ideia sobre até onde a intolerância humana pode nos levar! Vimos o muro da Cupar Street, lado católico (queria ter visto mais, alguma “barreira”, mas não deu).

InstagramCapture_13127e2e-bd4c-456f-ab43-5ca0aef395b3

Jardim da Lembrança (Garden of Remenberance): esse jardim é um memorial localizado na Falls Road, bairro católico, em memória dos ativistas do IRA mortos. É bem contraditório o sentimento, pois quando se estuda a vida inteira que o IRA é um grupo terrorista e se deparar com um memorial em homenagem a eles, em plena cidade de de Belfast, apresentando uma outra ótica, não deixa de ser chocante. Os seguintes dizeres encontrados no memorial resumem a contradição “Garden of Remembrance: dedicated to those who gave their lives in the cause of irish freedom” (Jardim da Lembrança: dedicado aqueles que doaram as suas vidas pela causa de uma Irlanda livre.

IMG_0987

Giant Causeway: Desde o começo, queríamos ir ver a famosa calçada do gigante, patrimônio cultural da Unesco. Era prioridade, só não iríamos caso o tempo estivesse impraticável para um menininho de 1 ano. =) Felizmente, o tempo foi um parceiro e nos brindou com um dia de sol bem agradável. O Giant Causeway é um passeio imperdível. Dá para acessá-lo tanto de Dublin quanto de Belfast. Literalmente é um calçada na beira do mar, formada por mais de 40 mil colunas de pedra, todas encaixadinhas, onde se pode andar em cima. O cenário é lindo demais, fica dentro de uma reserva natural e há trilhas para subir nos morros que ficam atrás. Vale muito ir, queria ter tido mais tempo lá.

InstagramCapture_dfc3728a-ce68-4d9c-a292-24acc1476751

Game of Thrones tour: Achamos um tour de 1 dia a partir de Belfast que, além de levar a gente no Giant Causeways, levava também em algumas locações do seriado Game of Thrones, do qual somos fãs. Não pensamos duas vezes e fomos com essa companhia, pois para gente unia o útil ao agradável. Foi ótimo, não tenho do que reclamar, paisagens de tirar o fôlego. Mas, como todo tour de 1 dia, ficou corrido. E com bebê complica, o tempo das paradas não era o tempo do Tom e foi meio estressante para ele. Mas sobrevivemos. Além disso, ficamos com muita vontade de estar de carro, explorando mais os locais que gostamos sem aquela correria. Há outros tours maiores e completos, mais radicais também. No fim do post coloco links que achei quando estava pesquisando.

InstagramCapture_36895e61-0950-4c0e-b313-a074cb5b8022

St George Market: esse simpático mercado do século XIX é uma boa pedida para um café-da-manhã, almoço ou cafézinho bem  local e tradicional.

WP_20141019_003

– The Crown Liquor Saloon: é o pub mais famoso e antigo de Belfast, do século XIX. Originalmente, era um bar  vitoriano luxuoso que vendia Gin. A arquitetura é linda e a comida/bebida ótima! Vale a pena dar uma passadinha.

IMG_0997

Irish Coffee no pub The Crown

City Hall: o prédio do Prefeitura é bem bonito, especialmente à noite, aceso.

Links:

– http://www.voxeurop.eu/pt/content/article/3283951-em-belfast-vivemos-em-dois-mundos-diferentes

– http://oglobo.globo.com/mundo/belfast-uma-cidade-ainda-partida-na-irlanda-do-norte-8365833

 http://www.theguardian.com/uk/2012/sep/26/belfast-peace-walls-republicans-loyalists

– http://www.minicoachni.co.uk/game-of-thrones-tour.cfm

http://www.belfastcity.gov.uk/tourism-venues/stgeorgesmarket/stgeorgesmarket.aspx

– http://www.gameofthronestours.com/

Obs: Esquecemos a câmera. Fotos tiradas do celular, mas faltando de vários lugares…=(

 

Anúncios

Uma resposta to “Belfast, Giant Causeway e Game of Thrones tour”

  1. Celso de Lanteuil novembro 16, 2014 às 8:26 am #

    Adorei Rhani o relato dessa viagem e as fotos, uma região tão rica em experiências e história, um retrato ainda presente da intolerância dos homens e do resultado dessa postura de resolver seus problemas através da violência. Mas a Irlanda, como você consegue mostrar, tem uma força que sabe resistir e avançar, apesar do Titanic ter afundado, apesar dos muros que ainda dividem irmãos, pela sua arte, pela sua natureza irrequieta, pela capacidade de se reconstruir e principalmente pela resistência de seu povo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: