Chá da tarde inglês

20 dez

Não é nenhuma novidade que o chá é uma paixão nacional aqui. Não era adepta do chá no Brasil, acho que o clima também não ajudava muito, sempre tão quente. E também por associar o chá à doença; sempre quando estava com algum probleminha, lá vinha mamãe com aquele chá preto, de boldo, ou seja lá o que for, que me fazia desmaiar de horror…rs!

FxCam_1350055070890

Só aqui que a história mudou. Amo chá atualmente e nos meses de muito frio tomo sempre antes de dormir. Lembro que havia chegado recentemente aqui e visitei uma casa onde me ofereceram chá, como não sei dizer não, aceitei e tomei aquela caneca meio que passando mal, mas daí pra frente fui me habituando e hoje sou viciada. Inclusive tomo com leite, o que achava bem estranho no início. Só nos chás do estilo preto se pode colocar leite, Felipe colocou leite num chá do tipo “branco”, de ervas, e o pessoal do trabalho dele gargalhou, achando bizarra a combinação! Para a gente, sem entender muito a lógica do chá, qualquer chá podia colocar leite…rs! Essa vida expatriada não é mole!

548422_4659374046986_1982736945_n

O chá é popular na China há 5000 anos. Aqui na Inglaterra, essa paixão nacional é relativamente recente. Nos anos 1660, o rei Charles II e sua esposa portuguesa Catarina de Bragança fizeram o hábito de tomar chá se tornar popular. O chá da tarde inglês foi introduzido ainda depois, por Anna, VII duquesa de Bedford, no ano de 1840. Na época, o hábito era existir somente duas principais refeições, o café da manhã e o jantar. Essa jovem, esfomeada, passou a agendar um lanche no seu quarto às 16h da tarde, com chá e sanduíches. Depois, passou a convidar amigos para tomar esse chá às 16h no salão e em pouco tempo este virou um evento social, se espalhando pelas altas classes e servido sempre entre as 16 e 17h da tarde.

L1020941

Recentemente visitei dois chás da tarde. O primeiro foi no Double Tree by Hilton, para comemorar os 30 anos de uma amiga querida. Pegamos uma promoção 2 por 1 no site de vendas coletivas Groupon (U-hu!). Estava tudo gostoso, mas faltou um clima chá da tarde. O preço é 25 libras sem champanhe ou 30 libras com uma taça de champanhe.

O segundo chá da tarde que fui foi no Fortnum & Mason, uma loja super tradicional e antiguíssima, de 1707, que tem seus produtos recomendados pela realeza. Esse é mais carinho e custa 40 libras, sem champanhe. É necessário agendar, dá para fazer online e é bem simples e rápido. Apesar de ser bem bonito o salão de chá, não é tão chatinho em relação a vestimenta, pois há chás da tarde aqui que tem que ser de terno e gravata, como o do hotel Ritz.

Bem, confesso que demorei quase três anos para conhecer um chá da tarde tradicional aqui em Londres. Há quem ache que é uma atração turística imperdível, eu não sei, sabe. Fico na dúvida se vale o preço. É gostoso, claro, mas acho  muito formal para mim.

L1020936

3 Respostas to “Chá da tarde inglês”

  1. Maria de Fátima Acioli de Lanteuil dezembro 20, 2012 às 4:53 pm #

    O chá da tarde é uma tradição imperdível para quem vai a Inglaterra, assim como o café da manhã inglês (uma loucura de tanta comida logo de manhã!). Foi muito gostoso curtir o chá no Fortum & Mason com meu filho e norinha queridos. Escolhemos um menos tradicional, com mais opções salgadas do que doces, mas foi delicioso. E além de todas as gostosuras que foram servidas, ainda tinhamos um músico ao piano com melodias bem fim da tarde. Recomendo!!!

  2. Renata Knupp Galindo janeiro 25, 2013 às 1:39 pm #

    Rhani, sou amiga da sua irmã e por coincidência a encontrei hoje no ônibus… aí comentei que vou levar o meu noivo pra conhecer a europa… vai ser um basicão… como eu fui no final de 2007, já estava na hora de voltar pra essas bandas… e como minha cunhada mora em New Jersey, todas as viagens eram para os Estados Unidos para vê-la…. e os pais do meu noivo são espanhóis, então é questão de honra ele visitar os titios que ficaram na Espanha… então a Rafa comentou comigo que vc estava com um BLOG e entrei logo pra pegar todas as dicas… Nós iremos fazer uma viagem de 22 dias (4 dias inteiros em cada país) incluindo Portugal, com Lisboa, Nazaré, Óbidos, Sintra, Belém (tenho uma amiga portuguesa gente boníssima…), depois Barcelona, Paris e Londres…. mas no vôo de ida temos uma escala de 9h em Amsterdã, logo iremos conhecer a cidade e voltar para o aeroporto e ir a Lisboa!!! Mas desses lugares que iremos só não conheço Londres… e vamos pra Londres de Eurostar pq meu noivo quer andar de trem embaixo do canal da mancha…. eheheheh Vai entender esses meninos… ele tá empolgadíssimo…. eu estou adorando a idéia de ir pra europa…. mas temos ainda muitoooooooooooooooooooo pra conhecer…. E o seu BLOG está ajudando bastante!!! Bjusss Renata

    • desconstruindorhani janeiro 27, 2013 às 7:20 pm #

      Oi Renata, que delícia de viagem! Tenho certeza que vocês vão se divertir muito. E que bom que o blog está ajudando vocês, qualquer dúvida sobre Londres me fala. Boa viagem!!!Beijos..

Deixe um comentário

