Braga

4 dez

Braga é a terceira maior cidade de Portugal, depois de Lisboa e Porto. É uma das cidades mais antigas, com mais de 2000 anos de história. Não tivemos muito tempo para explorar a cidade, então escolhemos alguns locais para visitar dessa vez.

DSC01919

Um deles foi o Santuário do Bom Jesus do Monte. A Igreja do século XIX fica dentro de uma reserva florestal e, o mais impressionante, é a sua escadaria, que foi construída de forma tal a contar a história da Via Sacra (caminho que Jesus teria feito até o Calvário, onde foi crucificado).

Igreja Bom Jesus

Igreja Bom Jesus

DSC01893

Se você chegar de carro e acessar diretamente a Igreja, perderá a visão do conjunto harmonioso que a Igreja faz com a sua escadaria. Para apreciá-lo, é preciso descer a escadaria até o seu começo. Vale a pena o esforço, a vista é essa:

A bela escadaria...

A bela escadaria…

Visitamos também a catedral de Braga, antiguíssima. Para se ter uma ideia, lá se encontra o túmulo dos pais de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal e “fundador” do país enquanto nação. O estilo arquitetônico predominante é o românico (confesso que não sabia da existência desse estilo e fiquei achando por um tempo que a grafia do folheto estava errada e o estilo correto seria romântico…rs! Shame on me!!!!). Bem, esse estilo  precede o gótico na história da arte (rá, esse eu já ouvi falar…ha ha ha) e é bem típico de igrejas católicas da época da expansão do cristianismo na Europa…

Foto de uma das fachada da Catedral - não tinha uma melhor!

Foto de uma das fachada da Catedral – não tinha uma melhor!

Paramos também para ver os jardins da Universidade do Minho, mas não estavam floridos, o que ofuscou bastante a sua graça.

Na rua...

Arte de rua…

Ops...

Ops…numa vitrine de uma loja!

Paramos para almoçar no restaurante O Alexandre, porque sempre vale a pena almoçar em Portugal! Infelizmente não encontrei o site do estabelecimento, somento o endereço (Campo Hortas,10, Braga). A comida, claro, estava delícia, só lembrem que os restaurantes da terrinha fecham para almoço e, por isso, é necessário achar um local antes das 15 horas, sempre um problema na correria da turistação; caso contrário, almoço bom só no jantar!

DSC01896

Os vinhos portugueses são uma delícia. Este é da região, do D’Ouro. Fizemos em 2010 um turismo pelo rio D’Ouro para conhecer a produção do vinho. O relato está aqui.

Para quem quiser um cafezinho esperto, por que não o Café a Brasileira? Estávamos lotados de comida e na correria para visitar a próxima cidade, mas certamente teríamos parado nessa cafeteria super tradicional, que funciona desde 1907, se tivéssemos mais tempo.

DSC01898

Bem, próxima parada e post, Guimarães!

Obs: as fotos são da sogrinha, porque não quero ser processada depois…;)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: