As Olimpíadas estão chegando, estão chegando as Olimpíadas!

24 jul

Finalmente sexta-feira começam as Olimpíadas! Como no Brasil, onde já estamos falando “Imagina na Copa” desde já, o mesmo aconteceu aqui. Obviamente não nos mesmos termos, mas há dois anos, desde que moro aqui, as Olimpíadas é pauta. Será que as obras ficarão prontas?, O transporte suportará?, A venda de ingressos tá sendo transparente?, E as licitações? E a segurança?, As Olimpíadas, no fim das contas, traz lucro ou prejuízo?, etc, etc, etc.

Ingressos! Ainda vem com os tickets do metrô…

Estou bem curiosa como as coisas vão funcionar por aqui, até mesmo porque as próximas Olimpíadas serão no Brasil e aí vai dar para ter uma noção do tamanho do caos ou não. rs!  A minha experiência como moradora tem sido bem positiva em relação ao evento. A venda de ingressos começou 1 ano e meio atrás. A primeira rodada de venda foi sorteio e eu não consegui um mísero ingresso. Escolhi ginástica olímpica, atletismo, mas nada! Fiquei com aquele pensamento “já era, vai ser impossível ver essas Olimpíadas”. Mas aí que me enganei! Na segunda rodada de vendas o esquema já foi diferente, não mais por sorteio, mas no “quem comprar, levou”. Nisso, consegui volei de praia, volei de quadra e basquete. Bem, já estava feliz por pelo menos ver algo. E aí, na terceira rodada, tentamos comprar a final de futebol em Wembley, o que eu mais queria! Mas o site ficou péssimo, tentamos, mas a transação não completava. Eis que à noite, alguém do evento liga para o Felipe falando o seguinte: “Olá, vimos que hoje você tentou comprar tickets para o futebol e os seus 3 tickets ficaram presos aqui no sistema. Você ainda os quer? Se não, vamos colocar no site para vender de novo”. Enfim, surrealmente conseguimos esses tickets de futebol e agora estou na expectativa de o Brasil ir para a final, né?

Cartazes informativos no metrô!

Bem, mas tanto bla bla bla para dizer que não imaginava que ia chegar até aqui com 4 ingressos, sem fila, sem pagar preços exorbitantes, tudo na paz! Essa parte de venda de ingresso me preocupa no Brasil, pois frequento estádios de futebol e sei o sofrimento que é comprar um ingresso para uma final, é uma guerra!

Mais informações nas saídas do metrô!

Sobre os transportes, apesar de Londres ser muito bem servida pelos transportes públicos, o metrô é a grande preocupação. Ele é sem dúvida o transporte mais utilizado, tanto pelos londrinos quanto pelos turistas. E ele já vive na sua capacidade máxima, explodindo literalmente nos horários de rush. E a pergunta é “Como ele vai suportar 1 millhão de pessoas a mais que estarão circulando pela cidade por dia durante os jogos?”.  Eles vem fazendo campanhas massivas na cidade (Get Ahead of the Games) para orientar a população sobre as alterações que ocorrerão nos transportes. A estação que uso para ir à universidade será afetada e eles vem colocando um estande com staff orientando os moradores e usuários daquela estação sobre as rotas e caminhos alternativos.

Mapa do metrô e trem!

A cidade já está bem cheia, tudo lotado e ontem simplesmente dois trens do metrô que precisa pegar estavam suspensos, e para piorar estava um calor terrível e uma multidão dentro do metrô. Resolvi, então, pegar um ônibus. E estou lá no segundo andar distraída e de repente vem uma voz com um sotaque engraçadíssimo, diferente da habitual anunciando o próximo ponto, “Olá, aqui é o prefeito de Londres, os transportes ficarão muito lotados durante os jogos”…hahah…todos gargalharam.  Bem, esse é o clima!

Mas acho que em termos de informação eles são excelentes. Há um site aqui chamado Transport For London do governo, no qual você acessa todas as informações sobre transporte, sobre as linhas que estão funcionando, horários de ônibus e metrô, número do ponto de ônibus, nome do ponto onde descer e  mapas com todo passo a passo. Esse site é tipo “O senhor é meu pastor e nada me faltará” dos londrinos.

Sobre os agitos, o verão é uma época na qual a cidade já abriga mais eventos do que o costume. E esse ano está simplesmente fervilhando! As propagandas começaram no começo do ano com a campanha “A summer like no other”. É tanta coisa acontecendo que fica aquela frustração de não estar aproveitando nada, sensação que a cidade de Londres já deixa em você normalmente! Mas o que está bem interessante é a participação do Brasil, que está em destaque, já que será o próximo país a sediar as Olimpíadas. Estão rolando mostras gratuitas de filmes brasileiros, música, artes, culinária, etc. No momento há 30 artistas brasileiros aqui fazendo diversas intervenções na cidade.  No site do Rio Occupation Londres, há todas as informações sobre os locais, horários e eventos.

Rio Lapa Londres

Por conta desse foque no Brasil, sábado passado rolou o carnaval de Hackney e o Brasil participou e formou uma ala chamada Rio Lapa Londres, organizada pela Fundição e Progresso e com os músicos do Sargento Pimenta e Monobloco. Eu fui e não me arrependi. Fui um super carnaval, sem empurra empurra e multidão!

Bem, tomara que não tenha que escrever um post pessimista no final do evento!

Este é o vídeo que alguém editou com os discursos do Prefeito de Londres para fazer uma propaganda anti-olimpíadas, mas de uma forma bem humorada. Olhem que prefeito figura!!!

Agora entendem por que todos riram no ônibus ao ouvir a fala dele! 😉

Anúncios

6 Respostas to “As Olimpíadas estão chegando, estão chegando as Olimpíadas!”

  1. Fátima Acioli de Lanteuil julho 24, 2012 às 3:28 pm #

    Adorei! A olimpíada será um teste para a famosa “organização” britânica… Aproveitem bastante e vamos torcer para o Brasil chegar a final do futebol, aí será fantástico! Imagine vocês verem em primeira mão o Brasil finalmente ganhar a tão sonhada medalha de ouro, hem?

  2. Rafa julho 24, 2012 às 4:41 pm #

    Ai, queria estar ai!!!!!
    Se o Brasil não chegar a final, pelo menos, vcs estarão assistindo um jogão de futebol! Vamos torcer! bjinhos

  3. Lilian julho 24, 2012 às 7:08 pm #

    Rhani, adorei seu posto olímpico. Vontade de estar aí.,,
    bjs
    Lilian

    • Lilian julho 24, 2012 às 7:08 pm #

      errata – post olímpico e também posto em Londres…

      • desconstruindorhani julho 25, 2012 às 7:23 am #

        Lilian, obrigada! Estou também bem animada! beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: