Yoko Ono @Serpentine Gallery

8 jul

A Serpentine Gallery é uma galeria de arte contemporânea localizada no Kensignton Gardens/Hyde Park. E o melhor, é totalmente gratuita, como muitas atrações culturais de Londres. Se você estiver de passagem por Londres e estiver passeando no Hyde Park, sempre é uma boa pedida dar uma paradinha lá e ver o que está rolando.

Atualmente a Serpentine Gallery está exibindo uma grande exposição da Yoko Ono, abrangendo 50 anos de trabalho da artista.

Fui até o Hyde Park semana passada passear de bicicleta (barclays cycle hire – bicicletas da prefeitura para alugar, bem fáceis de usar e tem em todo canto na área central!) e aproveitamos para ver a exposição. Apesar da minha dificuldade de entender e me conectar com arte contemporânea, eu gostei bastante. A exposição mistura som, imagens, palavras, objetos e a todo momento convida você a interagir com as obras.

Fique super intrigada com uma instalação da mostra. Numa sala havia dois vídeos sendo exibidos ao mesmo tempo, um de 1963 e o outro de 2003. No vídeo, a Yoko Ono se colocava como objeto de intervenção. Ela ficava sentada imóvel para uma platéia, enquanto os espectadores subiam no palco e rasgavam um pedaço de sua roupa. Ela fez esse “experimento” em 1963 e repetiu em 2003, 40 anos depois. E não é que o vídeo de 63 acabou 3 vezes, enquanto o de 2003 não acabava nunca?! Sabem por quê? No de 63, logo veio um carinha e cortou o sutiã dela, enquanto o de 2003 ninguém tinha coragem de fazer isso! Ficavam cortando pedaços mínimos da saia, mas ninguém ousou cortar o sutiã (um até corta uma alça, mas a outra fica lá até o fim do vídeo!).

Bem, isso sucitou uma série de interpretações, já que não há nenhuma pista, título para essa instalação. Primeiro, em 2003 era o corpo de uma senhora que estava sentada naquela cadeira, o que pode ter gerado um desconforto maior em despi-la. Segundo, em 2003 a Yoko Ono era a Yoko Ono, uma artista famosa e respeitada, o que também pode ter inibido o público a avançar mais. Terceiro, vivemos numa época do “politicamente correto”, diferente dos anos 60, o que, de alguma forma, não só a linguagem é atingida (no sentido de ser o mais neutra o possível), mas as posturas também!

Fiquei pensando sobre o que aconteceria em 2043, se esse vídeo pudesse ser replicado pela Yoko Ono…

Bem, a exposição é gratuita e fica em cartaz até 09 de setembro. Para saber mais sobre a exposição To the light, acesse aqui: http://www.serpentinegallery.org/2011/03/yoko_ono_to_the_light.html

Para uma discussão maior sobre a exposição: http://www.telegraph.co.uk/culture/art/art-reviews/9338857/Yoko-Ono-To-The-Light-Serpentine-Gallery-review.html

Wish Tree…árvore dos desejos!

Anúncios

Uma resposta to “Yoko Ono @Serpentine Gallery”

  1. Roberto outubro 8, 2012 às 11:43 pm #

    TENHO UM QUADRO QUE GANHEI DE UMA PESSOA MUITO VIAJADA E ELA FALA QUE ESSE QUADRO FOI FEITO POR YOKO ONO EM 1977.. QUERIA SABER COM FAÇO PARA SABER SE ESSA OBRA E VERDADEIRA..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: