E lá se vai 1 ano…

16 maio

Hoje faz 1 ano que esse blog existe. O engraçado é que eu mesma não acreditava que conseguiria escrever tanta coisa aqui. Pensei que seria algo “fogo de palha” e que logo, logo o abandonaria. Mas eis que estou aqui, atolada que só, mas me desdobrando para escrever nesse espaço com certa frequencia.

Ainda não descobri o propósito desse blog e muito  menos quem o  lê e por que lê. Embora eu faça um esforço para postar coisas de interesse público, sei que caio também no pessoal, deixando escapar uma homenagem aqui e acolá ou um sentimento  saudosista vez por outra.

Mas acho que o próprio formato de blog é  convidativo à parcialidade, afinal, é escrito em primeira pessoa e fica muito difícil fugir da experiência pessoal. Aliás, é justamente por esse motivo que gosto de ler blogs, pois consigo ver as pessoas, o que elas pensam, as suas experiências com viagens, pessoas, com as diferentes fases da vida, com a sociedade. Acho mais transparente, já que desde o começo sabemos de qual lugar aquele escritor está partindo. Diferente do texto jornalístico que, em nome da tal falada imparcialidade, às vezes fica difícil de identificar as verdadeiras intenções do autor ao escrever determinada matéria (o pior é que muitas vezes consumimos aquilo como se realmente fosse algo neutro, quando na verdade não é!!!)

Por esses motivos e outros, tenho gostado tanto de escrever aqui. Esse, afinal, é um espaço meu, onde posso escrever livremente, sem muitas amarras, já que não é um blog profissional e, portanto, posso me dar o direito de postar sem revisão, cometer erros de português e pontuação sem muito dó, afinal, o objetivo maior é comunicar. Além disso, aqui não preciso referenciar nada, parte que mais amo!!! Desde 2006 estou envolvida com pesquisa acadêmica, fui bolsista CNPq, participei de dois grandes projetos de pesquisa, o que me rendeu artigos, congressos, relatórios científicos, etc. Hoje estou no mestrado, nas mesmas condições, mas um pouquinho pior, pois tenho que escrever em inglês, o que me toma horas e horas, fazendo com que a minha produção caia pela metade!!!  E quem é do mundo acadêmico sabe o quão chato é escrever academicamente. A escrita é muito rígida, fechada, com pouco espaço para a invenção. TUDO precisa ser referenciado, citado, justificado e explicado…ufa! Então, prazer maior do que escrever sem compromisso não há!

Entretanto, nem tudos são flores e a minha relação com esse espaço aqui é conflituosa. Realmente me pergunto todos os dias o porquê dessa minha necessidade de compartilhar o meu cotidiano com tantos desconhecidos, já que uma vez que tá na rede, não se tem mais controle algum. O problema que o conteúdo que está aqui exposto é a minha história, é a minha imagem, a minha visão de mundo que não quero impor a ninguém e muito menos normatizar nada…

Enfim, mas cheguei a algumas conclusões. Acho que a principal é a minha necessidade de não perder contato com o Brasil. Acho que tenho medo de me tornar aquelas pessoas que saíram do Brasil e nunca mais ninguém soube delas. Acho que o blog é uma tentativa de manter vínculos, compartilhar experiências, quase um pedido de “não esqueçam de mim”, “olha o que eu estou fazendo”…

Resumindo, na impossibilidade de um encontro no real, eu me encontro aqui no virtual com tantos queridos, com o meu país, com a minha língua e comigo mesma, que na medida em que escreve tenta dar conta, por um lado, da constante falta, ausência e saudade e, por outro, do encantamento e surpresa diante de um mundo novo, que na verdade é velho e por isso mesmo tão interessante aos meus olhos!

9 Respostas to “E lá se vai 1 ano…”

  1. Rafa maio 16, 2012 às 11:56 pm #

    Linda,
    Com blog ou sem blog você jamais será esquecida por nós, pelos seus amigos queridos e sua família. Sabe porque? porque vc é cativante, alegre, amada e amiga. Simplesmente inesquecível!
    Quanto ao seu blog, não tenho com ser imparcial, mas ele é ótimo. Muito bem escrito e amarrado. São textos que prendem o leitor até o final. Têm assuntos de interesse público mas tem sempre um toque seu, do seu humor, astral, sensibilidade, etc.
    Eu amo lê-lo!!!rsssssssssssss
    bjos

    • desconstruindorhani maio 17, 2012 às 8:27 am #

      Totalmente imparcial o seu comentário, mas eu aceito os elogios. Não paro de escrever justamente por vcs, mamãe, papai…com a correria não conseguimos conversar o tanto quanto gostaríamos por skype. Então, por aqui vcs ficam sabendo das minhas aventuras…te amo!

  2. camillaantunes maio 17, 2012 às 1:12 am #

    Nem pense em parar de escrever sobre vc. Aí sim eu morreria de saudades! Chega logooooo!

  3. Joana maio 17, 2012 às 2:51 am #

    Amiga, concordo em gênero, número e grau com a Rafa! Você nunca será esquecida, esteja onde estiver! A cada post já fico ansiosa por outro! E como é bom ler o seu blog e me sentir mais pertinho de você, imaginando você falando as coisas que escreve, suas caras e bocas e também sentindo um pouquinho com vc todas essas suas experiências inesquecíveis! Parabéns por esse ano e que venham mais e mais anos! Beijões carregados de saudades!

    • desconstruindorhani maio 17, 2012 às 8:29 am #

      Minha Joaninha linda! Obrigada pelas palavras…bom saber que você está gostando desse espaço. Daqui a pouco estou te abraçando pessoalmente…=)

  4. Celso de Lanteuil maio 21, 2012 às 11:59 pm #

    Rhani linnnnnnnnnnnnnnnnnnnda!!!
    Parabéns pelo primeiro ano. Quem sabe eu também chego lá. Sejam quais fores as suas motivações, o resultado tem sido prazeroso para o Celso, como diz o pessoal aqui da terrinha. Além dos aspectos do cotidiano ao descobrir novas localidades, você trás para nós muita coisa de você e sempre de uma maneira sua, o que pelo menos no meu caso, sinto você mais pertinha. Por outro lado entendo muito essa sensação de cair no esquecimento no mundo Brasil, razão pela qual segui as suas sugestões e tento a meu modo também não desaparecer… Bom, por hora é isso e a vida corre. Beijos mil with LOL.
    Celso.

    • desconstruindorhani maio 22, 2012 às 5:30 pm #

      Querido! O seu vai completar sim 1 ano e muito mais…pelo visto deve tá tudo corrido sim, tô sentindo falta das suas postagens….beijos com saudades

Deixe um comentário

