O inverno e o tempo!

23 mar

Nem acredito que o inverno acabou! Esse ano nem foi um dos piores, pois foi iluminado, com Sol, o que faz toda a diferença. O primeiro inverno que passei aqui foi um pesadelo, o Sol desapareceu, ficamos no escuro e no cinza a maior parte do tempo. E aí o corpo sente demais, pois a sensação é de que não houve dia.

Inverno

Não é fácil atravessar o inverno, o corpo fica mais fraco com a falta de luz, as pessoas mais fechadas e doentes e a vontade é de ficar em casa hibernando. Passar pelas estações é algo muito novo para nós brasileiros. No Rio a gente passa basicamente do absurdamente quente para um menos quente. Tá, faz um pouquinho de frio em julho, mas nada grave!

Auge do Outono!

O passar das estações é a materialização do passar do tempo e isso ainda me soa estranho. Ver com clareza o tempo passar na natureza, é saber que o tempo está passando para mim também, ainda que a sua ação em mim não seja percebida tão claramente…

Verão delícia!

Aqui sinto meu corpo e mente variar com as estações, como os animais. Sabe aqueles programas tipo Discovery que mostram os animais se preparando para os meses terríveis do inverno, coletando comida e guardando energia? É mais ou menos isso! No verão todos ficam aproveitando avidamente qualquer Sol e tempo para passar ao ar livre. O outono para mim é lindo com todo aquele degradê de cores das folhas das árvores, mas ainda sim não deixo de achá-lo meio depressivo, pois a cada dia você vê a natureza morrer e tudo secar ao seu redor e a sua mente não para de te dizer “Tá chegando!”. E a Primavera, é o recomeço e a promessa de que dias melhores virão…

Primavera!

A coordenadora do meu mestrado – Inglesa e já senhora – falou algo interessantíssimo sobre as estações. Um aluno da India levantou uma questão argumentando que não entendia por que a maioria dos nossos trabalhos deviam ser entregues no inverno, quando todos estavam cabisbaixos e sem energia. E ela respondeu que desde que ela se entende por gente foi assim, outubro era época da escola começar e daí para frente o período mais pesado de trabalho começava, junto com a escuridão, para terminar com a chegada da primavera, onde todos renasciam!!!

Primavera - adoro essa primeira folhagem rosa! Depois ela cai e vem as folhas verdes!

E é mais ou menos isso. Acho que não é algo perceptível ao turista, que vem para cá de férias e qualquer estação do ano será boa. Mas a primavera é especial. Ela nem é tão quente, mas como ela vem após o inverno, tudo parece mudar, as flores começam a nascer e as pessoas a ficarem mais excitadas pelo fato de que o pior já passou. E o primeiro dia quente após o inverno é especial, todos correm para o Sol, e ficam lá estirados como lagartos, com os pés de fora e um sorriso no rosto. E a sensação de que “sim, podemos ser felizes com as pequenezas!”

E ela vem chegando...

Anúncios

14 Respostas to “O inverno e o tempo!”

  1. Renata Huguenin março 23, 2012 às 9:56 pm #

    Lindo post! Amo essas estações bem definidas! Amo até o inverno, sem ele não daríamos tanto valor ao renascimento das cores na primavera!

    • desconstruindorhani março 24, 2012 às 9:24 am #

      Sim, com certeza! Nem me incomodo com o frio não, mas o cinza constante é meio bizarro! Ah, e vc não conta, coração praticamente europeu!=)

  2. Mani março 23, 2012 às 10:10 pm #

    eu amo a terceira imagem :))))

  3. Mani março 23, 2012 às 10:11 pm #

    have the third picture taken in Chiswick or near Hammersmith bridge?

  4. Joana março 23, 2012 às 11:00 pm #

    Amei o seu texto sobre as estações! Para variar fiquei emocionada e encantada, imaginando você me falando cada palavra escrita! Aí bateu aquela saudade sem fim!!!!

    • desconstruindorhani março 24, 2012 às 9:03 am #

      Ah, minha amiga mais que querida! Saudades infinitas dessa sua delicadeza, sinceridade e sensibilidade! Amo ser sua amiga…

  5. luisaestanafranca março 24, 2012 às 11:56 am #

    Lindas fotos, lindo texto! Como sempre! E daqui a pouco… Primavera em Nice!!! 🙂

  6. Katia Maltos março 24, 2012 às 9:14 pm #

    Muito gostoso ler o que voce escreve!!! Saudades!

  7. Fátima Acioli de Lanteuil março 27, 2012 às 12:36 am #

    Rhani, Suas fotos estão lindas! Adorei a do outono e também a árvore com a folhagem toda rosa. Lindooooooooooooooooooooooooooooo!!!
    Antes de Nice, temos a primavera na Dordogne!
    Beijinhos e até breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: