Hot Brazil

9 fev

Sexta-feira retrasada fui no “late night” do museu Victoria and Albert (V&A), que tinha como tema o Brasil. Já contei um pouco como funcionam os principais museus de Londres em posts anteriores e esse tipo de evento exemplifica bem o que disse antes sobre os museus serem mais do que museus aqui, servindo como importantes espaços de socialização. E daí a resistência enorme a se tornarem pagos (não é para turista, o Londrino usa muito!!!).

Essas “late nights” são como se fossem uma noitadinha que os museus fazem uma vez na semana (ou mês, depende). Nesses dias, o museu fica aberto até mais tarde, tem DJ, bebidas e atrações especiais.

E o último Friday Late do V&A foi sobre o Brasil, chamado “Hot Brazil”, que ganhou esse nome por conta da proximidade do Carnaval. Filmes, debates, instalações, workshops e música brasileira tomaram conta da noite.

Bar

Uma artista Brasileira, chamada Silvia Morgado, que mora e trabalha aqui, estava com um trabalho lá chamado “Free Advice”, que obviamente me lembrou todos os meus amigos “psi”. Ela ficava sentada numa cadeira com uma máquina de escrever dando conselhos. Era só sentar ao lado dela e começar a falar! No final, você ganhava uma prescrição – escrita na hora – que nada mais era do que uma letra de música da bossa nova ou um poema brasileiro. E não é que tinha uma fila enorme para a consulta?

A verdade verdadeira é que não consegui aproveitar muito o evento. Estava muito cheio, difícil de pegar bebidas e muita fila para ver o que estava rolando. Mas mesmo assim valeu à pena. Gosto muito da forma pela qual os museus são consumidos aqui. No geral, não há muita formalidade. Você pode sentar no chão, tirar fotos, fazer uma noitadinha nele, bater papo, comer…acho isso essencial para “deselitizar” a arte e torná-la mais comum e acessível. Às vezes as restrições são tantas quando se trata de museus, que o programa se torna chato e pouco atrativo para aqueles que não são “tarados” por arte.

Para finalizar a noite agradável, comida libanesa boa e honesta no Maroush

A seguir, um video do batuque lá dentro…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: