University of Greenwich

24 jan

Na primeira semana de aula, fomos convidados a fazer um tour pela universidade para conhecer melhor a história do local. Eu, obviamente, fui, pois adoro história e seria uma ótima oportunidade para conhecer melhor a universidade que estudaria nos meses seguintes. Infelizmente, na minha primeira semana de aula, meu inglês estava terrível e não consegui captar tudo que me foi dito, mas fiz uma pesquisa bem básica para escrever sobre os tópicos que lembro.

Queen Anne (esquerda) e Queen Mary (direita, fundo)

Adoro esses lustres de lá...

Bem, a Universidade de Greenwich ocupa quatro prédios barrocos históricos, do final do século 17. Ela alugou esses prédios por 150 anos. Eles fazem parte, juntamente com o prédio King Charles ocupado pela escola de música Trinity, do antigo colégio real naval.

Escola de música Trinity

A história é longa! Começou com o palácio de Greenwich, construído no século XV, local onde nasceu o rei Henrique VIII e suas filhas e rainhas Mary e Elizabeth. Henrique VIII foi um rei importantíssimo para a Inglaterra. Foi casado 6 vezes e decapitou 2 rainhas, uma delas a Ana Bolenha, por quem rompeu com a Igreja Católica para se casar novamente (ele já era casado com a Catarina de Aragão, que não o deu um filho homem). Na verdade, essa é a versão romântica da coisa. Há quem diga que os reais motivos eram econômicos. Henrique VIII não queria dividir mais a riqueza da Inglaterra com a o Vaticano e, aproveitando os movimentos da Reforma iniciado por Lutero, ele se declarou o chefe maior da Igreja e criou o Anglicanismo, até hoje religião oficial da Inglaterra que tem como chefe supremo a Rainha Elizabeth II.

No século final do século XVII, o Palácio de Greenwich foi demolido e um hospital voltado para atender navegadores/marinheiros que voltavam feridos das guerras começou a ser construído no local. O prédio foi construído sem a parte central (parece que está faltando o meio) a pedido da rainha, que não queria perder a vista para o Tâmisa.

Queen Mary e King Willians - ao fundo a Queen's house

Queen Mary e King Willians ao fundo, vistos da Queen's House

No século XIX, o hospital foi fechado e transformado em colégio real naval, em atividade até 1998, quando a área passa a pertencer à Fundação de Greenwich.

Chegada pelo Tâmisa. Por onde a Realeza chegava

Universidade vista do Parque de Greenwich / Do outro lado do Tâmisa, Canary Wharf. Por Bernardo Velho.

Mas o que é imperdível nesses prédios barrocos é o Salão Pintado do King Willians (Painted Hall) e a capela do Queens Mary. O salão pintado, que foi criado para ser um refeitório para os marinheiros veteranos que moravam ali, tem o teto totalmente pintado. Demorou 19 anos para ser finalizado e as pinturas representam o poder da marinha britânica.

Painted Hall

Painted Hall

A capela é dedicada a São Pedro e São Paulo por conta das suas ligações com a água e mar. Ela também é cheia de símbolos navais, em homenagem aos marinheiros residentes do hospital que iam ali rezar todos os dias.

Capela por Bernardo Velho

Por conta dessas bonitas históricas construções, o local é muito usado como locação de filmes. Para citar alguns, Pirata do Caribe, Discurso do Rei, A Duquesa, A Dama de Ferro e Sherlock Holmes são alguns dos filmes que tiveram cenas gravadas lá.

Greenwich também é um dos bairros oficiais das Olimpíadas de 2012. Já estão rolando alguns eventos relacionados no campus.

Há outras atrações no bairro de Greenwich como o Observatório Real (onde passa a linha que divide o mundo em Oriente e Ocidente), o museu marítimo, o parque…mas eles terão que ficar para uma próxima! 🙂

Para mais informações, acesse o site: http://www.ornc.org/

Estação de metrô: Cutty Sark – linha DLR

Pode-se chegar a Greenwich de barco, pelo Tâmisa. Consulte os sites: http://www.thamesclippers.com/ e http://www.citycruises.com/

Anúncios

6 Respostas to “University of Greenwich”

  1. Mani janeiro 24, 2012 às 10:20 pm #

    Wow , such nice university, i wish i was there, lol

    • desconstruindorhani janeiro 24, 2012 às 10:30 pm #

      hahaha…at least you are learning Portuguese!!!=) We should meet up soon, it’s been a long time!! xxx

  2. Celso de Lanteuil janeiro 27, 2012 às 11:28 pm #

    My dear Rhani,

    what an amazing experience! I love the whole area, the buildings, the park, the museum, the view …
    and “adorei a maneira como você organizou a matéria”.
    beijos,
    celso.

  3. B janeiro 30, 2012 às 10:26 pm #

    Hahahahaha!

    Sua facul é linda d+

    Saudades de Londres!

    Valeu pelos créditos!

    B

  4. Rafa fevereiro 10, 2012 às 12:08 pm #

    Linda a Universidade!!!!!! Pena que não pude conhecer! 😦
    t amo!
    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: