Hyde Park/Kensington Gardens

19 jan

O Hyde Parque é um dos parques mais famosos de Londres. Ele faz parte dos parques reais, que são oito no total. Além de ser enorme, central e abrigar importantes eventos de música e de outros tipos (por exemplo, no casamento do Principe William e Kate foi colocado um telão para o público poder acompanhar a cerimônia), ele tem muita história.

Figuraças no Hyde Park assistindo o casamento do príncipe Willians

A área do Hyde Parque pertencia aos monges e foi tomada por Henrique VIII em 1536 (Henrique VIII rompeu com a igreja católica e criou o Anglicanismo, religião oficial da Inglaterra até hoje). Somente em 1637 o Hyde foi aberto ao público em geral. Em 1667, muitos londrinos acamparam no parque na esperança de escaparem da peste, doença que assolava a cidade na ocasião. O Hyde se tornou também palco de celebrações nacionais. Em 1814, fogos de artifícios foram organizados pela realeza para marcar o fim da guerra napoleônica. Da mesma forma, em 1851, o Hyde park abrigou a “The great exhibition”, evento de arte importantíssimo organizado pela Rainha Victoria e Príncipe Albert (uma das primeiras feiras mundiais do gênero) atraindo “famosos” como Darwin, G.Eliot e Lewis Carrol.

Serpentine

Teoricamente o parque é dividido em dois pelo lago artificial Serpentine, onde de um lado fica o Hyde e do outro fica o Kensington Gardens. Porém, na prática, tudo é um parque só.

Do lado do Kensington Gardens, encontra-se o Kensignton Palace, onde a Princesa Diana morou e hoje o Príncipe Willians e a esposa ocupam alguns quartos quando estão em Londres. É possível visitar uma parte do Palácio, mas é pago.

Kensington Palace ao fundo

Em Kensington Gardens ainda, há o Albert Memorial, lindo memorial construído em homenagem ao Príncipe Albert, marido da importante rainha Vitória, que reinou por 63 anos (1873-1901), sendo o mais longo reinado da história britânica. Ela, inclusive, nasceu no Palácio de Kensington.

Albert Memorial

A Serpentine Gallery, também no Kensington Gardens, é uma galeria de arte moderna e contemporânea gratuita. Vale a pena a dar uma olhada na programação. Acabei de descobrir que está rolando agora uma exibição do trabalho da brasileira Lygia Pape e no verão acontecerá uma grande exposição sobre o trabalho da Yoko Ono.

Patins!

Do lado do Hyde Park, há o Speakear’s corner, onde qualquer um pode falar livremente sobre qualquer coisa desde 1872, quando foi legalizado o ato de falar em público (é só subir num caxotinho – lembro do pai de um querido amigo, que morou quando jovem na cidade, me contando sobre isso, antes mesmo de eu sonhar em vir para Londres).

Vendo a vida passar...

Há também o 7 July Memorial, memorial construído para lembrar das 52 pessoas mortas nos atentados a bomba em 2005 e também um outro em homenagem a Lady Di (no lado do Kensington Gardens)

Memorial em homenagem a Lady Di

Além dessas atrações, há diversos cafés, quadra de tênis, pista de equitação, estátuas, fontes e ets. No inverno rola a feira de inverno Winter Wonderland, que nada mais é do que um parque de diversões, com barraquinhas de comida, brinquedos, pista de patinação de gelo ao ar livre, etc.

Pista de equitação

Winter Wonderland

Eu gosto de caminhar margeando o Serpentine, que é um lindo lago, onde há cafés, uma diversidade de pássaros, pessoas andando de pedalinho/barco, esquilos, etc. Acho essa área a mais bonita!

Serpentine

Como o parque é imenso, vale a pena alugar uma bicicleta para explorá-lo ao máximo. Há diversos pontos de aluguel de bike no parque. O esquema é o seguinte: custa 1 libra para se ter acesso a 24h de bike (não só lá, mas em toda a cidade). Até 30 minutos é gratuito, passando disso você tem tarifas variadas de acordo com as horas que você ficou com a bike continuamente. Mas você pode retornar a bicicleta a cada 30 minutos, esperar 5 minutos e retirar uma nova sem custo algum, em qualquer ponto de bike. Esse esquema de aluguel de bicicletas tem na cidade toda, não aceita dinheiro vivo, somente cartão de crédito ou débito. Consulte aqui as tarifas.

Bicicletas para alugar

Eu, por exemplo, fiz o esquema de devolver a cada 30 minutos e pegá-la novamente depois de 5 minutos. Dentro do Hyde há várias estações, então é tranquilo de fazer isso. Esses 5 minutos é o tempo de dar uma descansadinha…no fim das contas, paguei somente 1 libra, que era a minha intenção maior…rs! Funciona da seguinte forma: você paga o aluguel da bike na máquina, que gera um código de acesso para vc pegar uma das bicicletas disponíveis. Então, é só você digitar o código na bicicleta que ela destrava. O problema que é muito rápido esse destrave e eu obviamente perdi o tempo de retirá-la. ENtão tive que esperar 5 minutos para poder inserir meu cartão novamente na máquina e ela imprimir um novo código para mim. Então seja rápido!!!

Estou ridícula com esse capacete, mas tava tão frio que ele estava esquentando a minha cabeça!

Nesse site há todas as informações sobre o Hyde e Kensington (e outros parques reais da cidade): http://www.royalparks.gov.uk/

Anúncios

4 Respostas to “Hyde Park/Kensington Gardens”

  1. luisaestanafranca janeiro 23, 2012 às 5:04 pm #

    Ai que saudades!!! 🙂

  2. Fátima de Lanteuil janeiro 30, 2012 às 2:09 pm #

    Eu adoro o Hyde Park! No outono, verão, primavera ou inverno é sempre maravilhoso; o melhor é acompanhar as mudanças das cores nos jardins! Divino!!!!

  3. Rafa fevereiro 13, 2012 às 7:52 pm #

    O parque, relamente, é lindo! Eu o adorei!
    Amei, também, nosso picnic no Hyde!!!!!!!!Desde de criança imaginava fazer picnic como o que fizemos…com direito a toalha de mesa na grama, vinho, comidinhas e muitas brincadeiras!
    🙂
    T amo!
    bjos

Trackbacks/Pingbacks

  1. Yoko Ono @Serpentine Gallery « desconstruindorhani - julho 8, 2012

    […] Serpentine Gallery é uma galeria de arte contemporânea localizada no Kensignton Gardens/Hyde Park. E o melhor, é totalmente gratuita, como muitas atrações culturais de Londres. Se você estiver […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: