O mar não está pra peixe!

10 out

Ontem estava por acaso nos arredores do Big Ben turistando com uma amiga que está de passagem pela cidade, quando nos deparamos com uma manifestação na Westmister Bridge. Até aí nenhuma novidade, afinal, manifestações ocorrem todos os dias, em qualquer parte. Mas como precisávamos atravessar a ponte para seguir o nosso caminho, tivemos que entrar na manifestação e participar dela minimamente.

A manifestação, bem pacífica por sinal, era contra os cortes no Sistema Nacional de Saúde (NHS) – que é público e universal aqui- e pedia a saída do Primeiro Ministro David Cameron. Situando rapidamente a atual conjuntura política inglesa: ano passado David Cameron, do Partido Conservador, assumiu o governo inglês a partir de uma coalizão com o Partido Liberal, já que seu partido não obteve a maioria necessária para governar sozinho.

Na testa do senhor, "NHS" e na placa ao fundo, "He's got to go"

Sob pretexto de conter a crise que assola a Europa inteira, o Estado de bem-estar social está sofrendo duros golpes. Uma série de cortes no orçamento estão afetando a saúde, educação e moradia, o que tem gerado insatisfações.

Ano passado mesmo aconteceu uma série de manifestações estudantis em decorrência da mudança de política em relação à Educação. O ensino superior aqui é pago, mas tinha uma regulação do Estado, que controlava o quanto as universidades podiam cobrar. O governo atual liberou as taxas universitárias, ou seja, as universidades podem cobrar o quanto elas bem entenderem. Embora o sistema de empréstimo seja até bem razoável para os estudantes financiarem sua educação, ronda um temor de que essa nova política limite o acesso ao ensino superior, excluindo aqueles que não tem como pagar as altíssimas taxas.

Fuck the fucking fuckers!

As consequências dessa política conservadora, porém, só serão sentidas daqui a alguns anos. Só mesmo mais à frente poderemos saber o quanto os cortes sociais afetarão o funcionamento da cidade e a qualidade de vida das pessoas. A verdade é que o mar não tá pra peixe para ninguém! Tá cada vez mais difícil o continente europeu sustentar as garantias sociais conquistadas no pós-guerra. A ideia de aliar capitalismo com bem-estar social foi uma saída plausível diante da ameaça do comunismo. Sem ela, o que vimos foi o retorno do capitalismo selvagem, com uma nova roupagem sob forma de políticas neoliberais.

People before profit (pessoas antes do lucro)

Além disso, o fortalecimento dos países do chamado Terceiro Mundo – agora Países em Desenvolvimento – está causando sim algum impacto na política mundial, que ficou menos polarizada entre Europa, EUA e Japão. Acredito que o século XXI vai terminar bem diferente de como ele começou…

Anúncios

7 Respostas to “O mar não está pra peixe!”

  1. luiza outubro 10, 2011 às 8:23 pm #

    muito bom o texto, rhani!

  2. Lilian outubro 10, 2011 às 11:52 pm #

    Rhani,

    continuo adorando ter informações fresquinhas e muito bem colocadas por você. bj
    Lilian

  3. Rafa outubro 11, 2011 às 8:59 pm #

    Oi, queridona!
    O seu blog está de cara nova! Lindo!
    bjos,

    Rafa

  4. Mani outubro 13, 2011 às 11:59 am #

    You Have a Nice blog rhani, i just saw the pictures 😀

    • desconstruindorhani outubro 13, 2011 às 12:16 pm #

      Thanks Mani! Would be impossible to write it in English…so, at least, you can see the pics!!! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: