Carnaval de Notting Hill

31 ago

Notting Hill é um bairro de Londres bem famoso no mundo, muito por conta do filme “Um lugar chamado Notting Hill”, lançado em 1999, no qual um dono de uma pequena livraria especializada em livros de viagem, Hugh Grant, se depara em sua loja com Anna Scott, super estrela de Hollywood, interpretada por nada menos que Julia Roberts. Seduzida pela vida pacata de um bairro pequeno e charmoso de Londres, Anna se apaixona pelo vendedor de livros e ele vice-versa e o resto todo mundo já sabe…

Portobello Rd

O filme foi filmado mesmo numa livraria de Notting Hill, a The Travel Bookshop, que ouvi dizer que está para fechar. Essa pequena loja atrai bastante turistas, loucos para tirar uma foto em sua fachada. Eu mesma tenho a minha…;)

The Travel Bookshop

Entretanto, tirando essa parte do filme, o bairro é um charme mesmo, localiza-se perto do Holland Park e do Kensington Garden, áreas nobres de Londres. Aos sábados rola a charmosa feirinha na Portobello Road, de antiquidades e roupas vintage, além de frutas, verduras e comidas diversas.

Mas na verdade o que quero falar mesmo é do Carnaval de Notting Hill que ocorre todo ano no último fim de semana de agosto, feriado em Londres. É o maior carnaval da Europa e a segunda maior festa de rua do mundo, perdendo somente para o Rio de Janeiro, segundo o site oficial do evento (será mesmo? Tenho as minhas dúvidas, só no nosso país temos eventos de rua tão grandes, como as festas de São João no interior do Nordeste, o carnaval de Recife e Salvador. Imagina mundo afora?). Bem, como este não é o foco, vamos seguir.

E por que esse carnaval acontece em Notting Hill? A história desse carnaval começa com a vinda de imigrantes caribenhos após o fim da II Guerra Mundial, se localizando no bairro de Notting Hill, formando uma grande comunidade. A tradição do carnaval no Caribe começou em Trinidad, em 1833, para marcar o fim da escravidão. Em Londres, o primeiro carnaval aconteceu em 1964 e desde então acontece durante dois dias (domingo destinado às crianças e segunda aos adultos) durante o bank holiday (feriado) de agosto.

Esse ano estava viajando, mas fui ano passado e achei bem interessante. É uma misturada de tudo. Várias barracas com uma variedade enorme de comidas. Blocos passando, carros alegóricos, DJ’s tocando…

Mas prefiro o nosso! Acho que o carnaval brasileiro é incomparável. De uma forma geral, a gente não assiste a festa, a gente participa da festa. Pelo menos no Rio, em todo canto há um bloco e qualquer um participa da festa, não precisa de ensaio, não precisa conhecer as pessoas, é só seguir o som e ser feliz.

Bem, mas eu sou suspeitíssima para falar de carnaval, pois eu amo demais essa época e me esbaldo nessa folia brasileira desde 2004, exceto 2011 por já estar morando aqui!:(

Anúncios

3 Respostas to “Carnaval de Notting Hill”

  1. Rafa setembro 1, 2011 às 8:28 pm #

    Querida,
    Na próxima viagem (sem ser a do natal) venha para o nosso carnaval! Vai ser ótimo…imagine o nosso Bolota fantasiado! Oh, ele pode se vestir de bichinho ou de super-herói e podemos ir aos blocos de bebês e crianças. Vai ser ótimo!
    saudades.
    bjos,

    Rafa

    • desconstruindorhani setembro 1, 2011 às 10:25 pm #

      Q proposta indecente! rs! Com certeza podemos pensar nisso, eu quero curtir um carnaval com o Bolota sim! Vai ser lindo demais foliar com essa nossa gostosura…podemos fazer uma fantasia para combinar com a dele…hahahha

  2. Lilian setembro 6, 2011 às 7:56 pm #

    Rhani,

    gostei muito do seu comentário / histórico sobre Notting Hill.
    bjs
    Lilian

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: