Processo seletivo para Mestrado

24 maio

Este post é super especial, pois tem como objetivo contar uma notícia muitíssimo feliz! Fui aceita no mestrado!!! É claro que assim que recebi a notícia o frio na barriga bateu instantaneamente e por um minuto esqueci até de comemorar e já comecei a pensar “E agora?”, “Como vai ser?”, “Será que darei conta de fazer um mestrado em inglês, se em português já não é fácil?”. Todas as minhas inseguranças em relação à língua pipocaram em minha mente com uma potência…aff! Mas decidi que vou só me preocupar com isso em setembro, quando o mestrado de fato começa. Uma coisa de cada vez, Rhani!

Na verdade ainda não está certo, certo, pois ainda não me inscrevi oficialmente, mas tenho a oferta da vaga na mão. Me candidatei para três universidades e fui aceita nas três e ainda não me decidi por qual. Tenho que fazer isso para ontem…

A seleção de mestrado aqui é bem diferente do Brasil. No Brasil, é um processo é longo, tem que se ter um projeto de antemão, fazer prova específica, prova de línguas, entrevista…aqui não!

No meu caso funcionou da seguinte maneira: análise de histórico escolar, duas referências (acadêmica ou de trabalho), personal statement, preenchimento de uma ficha na qual você relata a sua experiência profissional e acadêmica e IELTS (International English Language Testing System), caso você seja estrangeiro. Dependendo da sua área de atuação, é exigido que se envie portfólio. Você pode optar também em fazer o mestrado full-time (em 1 ano) ou part-time (2 anos).

Somente uma das universidades que tentei exigiu que uma das referências fosse da academia, um ex-professor, tutor, etc. Nas outras, essas referências podiam ser do trabalho ou da academia, não importava.

O personal statement é uma espécie de carta que você envia à universidade contando um pouco sobre a sua experiência, as suas aspirações, as suas motivações para fazer esse mestrado, o que ele poderia te acrescentar e quais são seus planos para o futuro. É muito importante fazer um bom personal statement, pois é o momento que o avaliador tem de conhecer você e também de você convencê-lo porque merece a vaga. Há casos que há ainda um entrevista, os editais aventam essa possibilidade, mas no meu caso, felizmente, não precisei fazer. Recebi uma oferta incondicional! Ufa..

O IELTS é um exame de proficiência na língua. Ele é o mais aceito nas universidades daqui. Há dois tipos, o Academic Training e o General Training. O aceito nas universidades é o Academic Training. O exame consiste em 4 etapas: listening, reading, writing e speaking. Não é um exame difícil, o problema é o tempo. Você tem 1 hora para fazer 40 questões do reading e 1 hora para escrever duas redações, uma com 150 palavras e outra com 250. O listening também são 40 questões e não repete! E o speaking demora mais ou menos 15 minutos e consiste em 3 partes: a primeira é uma espécie de apresentação/entrevista; a segunda o examinador te dá um tema e você tem que falar de 1 a 2 minutos sem parar sobre ele; e a terceira é um debate entre você e o examinador, geralmente sobre o tópico que você acabou de comentar.

No IELTS não tem essa de ser aprovado ou não aprovado. Cada universidade decide a partir de qual nota aceitará determinado aluno. Na minha pesquisa, não vi nenhuma aceitando aluno com menos de 6. O máximo que vi cobrando foi  7.5.

Scores

Como disse, a prova não é difícil, mas o tempo é muito curto e então você tem que estar por dentro da prova. A melhor forma é fazer as provas anteriores para ir se familiarizando com o que vai ser exigido. Não cai gramática, nada disso. Acho que é uma prova mais de agilidade do que de habilidade…

Enfim, eu fiz um curso preparatório para IELTS aqui, no The English Studio. Para mim foi essencial, pois treinei bastante para a prova e tinha um professor para corrigir as minhas redações, já que não escrevia em inglês há muito tempo. Mas quem quiser estudar sozinho, eu achei diversos sites com exercícios, que me ajudaram bastante, principalmente no listening, habilidade que me dava mais mal nos exercícios. Eis os sites:

http://www.ielts-exam.net/

http://www.examenglish.com/IELTS/

http://learnenglish.britishcouncil.org/en/ielts

http://www.ielts-blog.com/

Agora é aguardar quais serão os próximos capítulos dessa “novela”  mestrado. Sensação estranha de que chegue logo e de que não chegue nunca ao mesmo tempo!!!
22 Respostas to “Processo seletivo para Mestrado”

  1. gigi maio 24, 2011 às 12:15 pm #

    Parabéns, minha bonequinha linda! Você merece. Fique tranquila porque você vai tirar de letra! Estou aqui pra te dar todas as dicas-bafo acadêmicas que você precisar. Sucesso!!!!

    Beijos pra você e pro Jovem!

  2. Rafa maio 24, 2011 às 12:16 pm #

    Querida irmã,

    Sempre tão “cabeçuda”!Estou muito, muito orgulhosa de vc!
    Tenho certeza q vc conseguirá superar todas as dificuldades e q seu temor de estar fazendo um curso em inglês cessará logo q o curso iniciar! Vc vai tirar de letra! t amo.
    bjos

  3. Joana maio 24, 2011 às 3:58 pm #

    E elogio de amiga-irmã vale?? haha
    Amiga, tenho certeza que você irá arrasar! Você é muito competente em tudo que faz, e com o mestrado não seria diferente!
    Já que só começa em setembro, já vai lendo em inglês para treinar e tal!
    Beijosssssssss

  4. fernanda maio 24, 2011 às 4:50 pm #

    Rhani! Parabéns e que tudo dê certo pra vc nessa nova etapa! Também concordo que vc não deve se preocupar com a língua, vc vai se sair muito bem.
    bjinhos!!

  5. Luisa maio 24, 2011 às 7:06 pm #

    E vc tinha alguma dúvida de que ia passar? Eu não!
    Parabéns, amiga, e toda o sucesso do mundo nessa nova fase! Muito, muito feliz por vc!
    Bjos,
    Lu

  6. Marcelle maio 25, 2011 às 12:56 am #

    Cabeçuda! Parabéns queridona!!

  7. Camilla Antunes maio 25, 2011 às 2:38 pm #

    Tenho tanto orgulho dessa minha amiga…

    • desconstruindorhani maio 26, 2011 às 10:24 am #

      E eu de você amiga! Nem preciso relatar os motivos pois vai ser rasgação de seda demais! 🙂

  8. Antônio maio 26, 2011 às 1:59 am #

    Minha amiga!

    Acabei de descobrir seu blog, e achei ótimo, mais uma forma de saber do paradeiro da londrina mais simpática que há!

    Parabéns pela notícia do mestrado! Você sabe que, sendo eu superfã da academia, tem todo meu apoio pra trilhar esse caminho também! Quero mais notícias! Onde você vai estudar, e o quê?

    Bjs

    • desconstruindorhani maio 26, 2011 às 10:26 am #

      Meu amigo Tota, que agradável surpresa ver o seu comentário aqui!
      Que saudades dos nossos papos…:)
      Vou te enviar um email e aí a gente papeia com mais detalhes!Bjss

  9. Cristal maio 26, 2011 às 11:02 am #

    Querida, super parabéns! Mestrado é difícil mas é uma delícia também! uhuhuhuhu!!!

    • desconstruindorhani maio 26, 2011 às 11:38 am #

      hahha…Valeu Crica!
      Eu sei o quanto vc gosta da academia…uma expert no assunto! Como anda o doutorado? espero que fluindo…bjss

  10. Diego Verissimo maio 30, 2011 às 11:51 pm #

    Parabéns, Rhani! Sucesso para você! Orgulho da nação… Rubro-Negra!

    Abração no Jovem!

    Mengão Sempre!

    • desconstruindorhani maio 31, 2011 às 9:01 am #

      Obrigada Diego! Esse ano é do mengão, ano do heptacampeonato!!!! 😉

      • Diego Verissimo maio 31, 2011 às 3:35 pm #

        Pena que sem Maraca. Ver jogo no Engenhão não é a mesma coisa…

        (Aliás, estão acabando com o Maraca!)

      • desconstruindorhani junho 2, 2011 às 10:22 pm #

        Pois é, Diego, estou acompanhando isso! Fiquei super triste com essa descaracterização do Maraca! Ele foi criado para as massas, tem um papel histórico na nossa sociedade e não poderia ser transformado sem, no mínimo, uma consulta popular…

Deixe um comentário

